O menor preço é o principal atrativo dos imóveis usados disponíveis para venda no mercado. Com custo mais acessível, as casas e apartamentos antigos, que já serviram de moradia para outras famílias, costumam atrair compradores em busca da melhor relação custo benefício para aquisição do imóvel dos sonhos. A possibilidade de comprar mais área pelo mesmo valor, com opção de adequar a aparência da residência ao gosto pessoal do comprador são outras vantagens dos usados. Atentar para as condições estruturais do imóvel e exigir toda a documentação necessária antes de fechar negócio, entretanto, são cuidados fundamentais para evitar que o sonho se transforme em pesadelo.
No caso das locações é necessário a realização de uma avaliação para verificar as condições gerais do imóvel. Numa avaliação são verificados as condições gerais do imóvel, funcionamento da rede hidráulica e elétrica, condições de pintura, pisos e revestimentos, portas e guarnições.
Além de avaliar os imóveis quanto ao seu estado de conservação, depreciação e localização é necessário atenção especial quanto aos documentos pertinentes ao imóvel. É importante a experiência de um profissional para verificar a regularização do imóvel, checar as plantas, verificar projetos e averbação da construção no cartório, esses são fatores que dão garantia e segurança ao comprador.
O comprador que não verificar a regularização do imóvel poderá perder dinheiro. Algumas pessoas fazem contratos que não possuem garantia jurídica, podendo perder o imóvel posteriormente, daí a importância de procurar um Corretor de Imóveis credenciado pelo Creci e que assume responsabilidade civil também pelo negócio.
Fonte: Jornal VS
Autor: Sebastião Euzébio